Em três meses, programa da Inclusão Social encaminha sete pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social, encaminhou sete pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Os candidatos foram requisitados para prestar serviços na Fundação Padre Albino, Torra-Torra e Citrosuco. As contratações foram contabilizadas do começo do ano até agora, por intermédio do Programa Municipal de Empregabilidade de Pessoas com Deficiência.

A iniciativa abre espaço on-line para cadastro de currículo aos deficientes em condições de exercer atividades profissionais. Os dados são encaminhados para empresas, visando possível recrutamento de acordo com o perfil de cada um.

A coordenadoria também atende os interessados em concorrer vagas e auxilia na formatação dos dados, através de seus computadores. No documento, o candidato tem de preencher os campos e informar qual deficiência possui.

Atualmente, 55 currículos estão cadastrados no programa de empregabilidade voltado às pessoas com deficiência. Desse total, dez fizeram o registro neste ano. Para dar alcance maior à iniciativa, a coordenadoria mantém parceria com 20 empresas e instituições, que estão em contato permanente para solicitar candidatos.

Lei

A Lei da Cota para contratação de pessoas com deficiência, datada de 1991, obriga empresas com 100 ou mais empregados a preencher de 2% a 5% de suas vagas com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência habilitadas.

O recrutamento deve ter a seguinte proporção: até 200 empregados 2%; de 201 a 500 empregados 3%; de 501 a 1.000 empregados 4% e de 1.001 em diante 5%.

Serviço

O cadastro de currículos pode ser feito em http://deficientes.catanduva.sp.gov.br ou na Coordenadoria de Inclusão Social, localizada na rua XV de Novembro, 1.600. As empresas podem consultar os currículos cadastrados diretamente no site.

Fonte: Assessoria

Publicações relacionadas

Leave a Comment